icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


No dia 08 de setembro de 2025, comemoramos os 100 anos do álcool combustível. Neste evento, pudemos contar com a presença de autoridades, descendentes do Coronel Carlos Lyra, representantes sindicais, empresários do setor, colegas de trabalho, amigos e familiares.

Aqui em Serra Grande foram iniciados os primeiros estudos pelo Coronel Carlos Lyra, e logo em seguida, mais precisamente em 1925, seu uso em escala comercial, sob o comando de Dr. Salvador Lyra, filho do Coronel. 

Todos nós reconhecemos os benefícios para a humanidade, dessa ideia inovadora de um combustível renovável e limpo. Muitos países, em todos os continentes, já assimilaram essa iniciativa. Dr. Plínio Nastari teve papel primordial nesse sentido.*

Quando da decisão do Governo do Estado e do Sindaçúcar Alagoas, de comemorar esse centenário, aqui em Serra Grande onde tudo foi iniciado, resolvemos construir um monumento que resgatasse a história do álcool, mas também a capacidade de superação do nosso setor.

Essa ponte ferroviária estava submersa sob o Rio Canhoto aqui na sede da usina desde a enchente de 2010. O vagão tanque foi doado pelo DNIT retirado do acervo da Rede Ferroviária do Nordeste, sucessora da antiga Great Western. E a locomotiva que movimentava cargas de açúcar e álcool no Porto do Recife foi adquirida na década de 80 para suceder as locomotivas a lenha.

Gostaria também de deixar registrado que esse monumento representa para mim um tributo a todos os trabalhadores dessa empresa, por sua força e perseverança.

Luiz Antonio de Andrade Bezerra

 

* Discurso de Dr. Plinio Nastari em ARTIGOS deste site.


Fonte: Fotos de Emerson Alves e Vídeo do Instagram Usina Caeté publicado em 11/09/2025

« Voltar