No dia 08 de setembro de 2025, comemoramos os 100 anos do álcool combustível. Neste evento, pudemos contar com a presença de autoridades, descendentes do Coronel Carlos Lyra, representantes sindicais, empresários do setor, colegas de trabalho, amigos e familiares.
Aqui em Serra Grande foram iniciados os primeiros estudos pelo Coronel Carlos Lyra, e logo em seguida, mais precisamente em 1925, seu uso em escala comercial, sob o comando de Dr. Salvador Lyra, filho do Coronel.
Todos nós reconhecemos os benefícios para a humanidade, dessa ideia inovadora de um combustível renovável e limpo. Muitos países, em todos os continentes, já assimilaram essa iniciativa. Dr. Plínio Nastari teve papel primordial nesse sentido.*
Quando da decisão do Governo do Estado e do Sindaçúcar Alagoas, de comemorar esse centenário, aqui em Serra Grande onde tudo foi iniciado, resolvemos construir um monumento que resgatasse a história do álcool, mas também a capacidade de superação do nosso setor.
Essa ponte ferroviária estava submersa sob o Rio Canhoto aqui na sede da usina desde a enchente de 2010. O vagão tanque foi doado pelo DNIT retirado do acervo da Rede Ferroviária do Nordeste, sucessora da antiga Great Western. E a locomotiva que movimentava cargas de açúcar e álcool no Porto do Recife foi adquirida na década de 80 para suceder as locomotivas a lenha.
Gostaria também de deixar registrado que esse monumento representa para mim um tributo a todos os trabalhadores dessa empresa, por sua força e perseverança.
Luiz Antonio de Andrade Bezerra
* Discurso de Dr. Plinio Nastari em ARTIGOS deste site.
Fonte: Fotos de Emerson Alves e Vídeo do Instagram Usina Caeté publicado em 11/09/2025